Conecte-se

Entretenimento

Mudanças na cidadania americana podem impactar prática comum entre celebridades

Publicado

em

Simone Mendes e sua filha Zaya Diniz - Foto: Reprodução

As regras de imigração e cidadania nos Estados Unidos estão prestes a sofrer mudanças significativas com a nova gestão de Donald Trump. Uma das ordens executivas assinadas pelo presidente nesta segunda-feira (20) propõe que o direito à cidadania americana deixe de ser garantido automaticamente para crianças nascidas em solo americano, caso os pais não estejam legalmente autorizados a permanecer no país.

A decisão pode alterar uma prática comum entre celebridades brasileiras que optam por ter seus filhos nos EUA para garantir o direito à cidadania americana. Embora ainda haja incertezas sobre a implementação da nova regra, incluindo se ela afetará turistas, especialistas apontam desafios legais para sua aplicação.

Até então, o nascimento em território americano concedia cidadania automática, e várias celebridades aproveitaram essa possibilidade. Relembre alguns casos:

Claudia Leitte

A cantora teve sua terceira filha, Bela, em Miami, em 2019. Desde 2015, Claudia divide seu tempo entre Brasil e Estados Unidos. À época, explicou que a decisão foi motivada por compromissos profissionais:


“Ela vai nascer nos Estados Unidos porque tenho uma agenda em andamento aqui fora e tivemos que nos adaptar. Já parei de fazer shows, mas tenho diversos projetos que estou tocando junto com a minha equipe”, disse à revista Marie Claire.

Karina Bacchi

A atriz e influenciadora teve seu filho Enrico em Miami, em 2017. Segundo Karina, a decisão visava garantir múltiplas cidadanias ao filho:


“Amo o Brasil, mas também quero que o meu filho tenha múltipla cidadania, para ampliar as oportunidades”, afirmou ao UOL.

Simone Mendes

A cantora sertaneja deu à luz Zaya, sua segunda filha, em Orlando, em 2021. Na época, Simone revelou que precisava resolver questões relacionadas à reforma de uma mansão na cidade:


“Foi uma questão de logística. Estava com muitos compromissos por lá e facilitou ter o bebê nos Estados Unidos”, explicou.

Thammy Miranda

Em 2020, Thammy Miranda e Andressa Ferreira escolheram os Estados Unidos para o nascimento do filho Bento. O bebê, concebido por fertilização in vitro, foi acompanhado por médicos americanos durante a gestação.


“Queríamos o melhor acompanhamento possível e, por isso, escolhemos os Estados Unidos”, disse Thammy à revista Purepeople.

Luciana Gimenez

A apresentadora teve seus dois filhos em Nova York. Lucas Jagger, fruto de seu relacionamento com o cantor Mick Jagger, nasceu em 1999. Já Lorenzo Gabriel, de seu casamento com o empresário Marcelo de Carvalho, nasceu em 2011. Luciana possui um apartamento na cidade e mantém uma forte ligação com os Estados Unidos.

A nova proposta de Donald Trump tenta restringir o direito à cidadania para filhos de pais que estejam em situação irregular ou em visita temporária nos EUA. Embora a medida ainda enfrente desafios legais e políticos, ela marca uma tentativa de endurecer as políticas de imigração e cidadania do país.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2025 Palmas na Web, gerenciado e produzido por Ferreira Gama Marketing. CNPJ: 29.687.190/0001-49