Conecte-se

Entretenimento

Claudia Leitte pode ser impedida de se apresentar no Carnaval da Bahia após polêmica com música

Publicado

em

Claudia Leitte - Foto: Reprodução/Internet

O Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-brasileiras (Idafro) entrou com uma ação no Ministério Público da Bahia (MP-BA) para impedir que a Prefeitura de Salvador e o governo do estado contratem shows da cantora Claudia Leitte para o Carnaval de 2025.

A medida foi tomada após a artista ser acusada de intolerância religiosa, em dezembro de 2024, ao alterar a letra da música “Caranguejo”. Na versão original, a canção mencionava Iemanjá, divindade das religiões afro-brasileiras. No entanto, durante um show, Claudia substituiu o trecho por “meu rei Yeshu’a”, termo hebraico para Jesus.

Fundamentação jurídica

A ação do Idafro se baseia no Artigo 4º da Convenção Interamericana Contra o Racismo, Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, que prevê a proibição de apoio público ou privado a atividades que promovam a intolerância religiosa.

“Os Estados comprometem-se a prevenir, eliminar, proibir e punir todos os atos e manifestações de racismo, discriminação racial e formas correlatas de intolerância, inclusive: apoio público ou privado a atividades racialmente discriminatórias e racistas ou que promovam a intolerância, incluindo seu financiamento”, destaca um trecho do documento.

Além disso, a cantora já responde a um inquérito no MP-BA sobre o caso.

Ação judicial dos compositores de “Caranguejo”

O pedido do Idafro também cita a ação movida pelos compositores da música “Caranguejo”, Nino Balla e Durval Luz, que acusam Claudia de modificar a letra sem autorização e de ferir a identidade cultural da obra.

“Tendo em vista os últimos elementos probatórios no presente inquérito, destacadamente o ofício do ECAD e a ação movida pelos compositores, concluímos pelo pleno cabimento da medida pleiteada”, afirma o documento.

Defesa de Claudia Leitte

A cantora nega qualquer intenção discriminatória e afirma que respeita todas as religiões. Em nota, ela declarou que o racismo e a intolerância religiosa são pautas que devem ser tratadas com seriedade e que seu objetivo sempre foi promover a música e a cultura brasileira com respeito e integridade.

O MP-BA ainda não se pronunciou sobre a solicitação do Idafro. Caso a ação seja acatada, Claudia Leitte poderá ficar fora da programação oficial do Carnaval de Salvador.

Fonte: Portal LeoDias

Copyright © 2025 Palmas na Web, gerenciado e produzido por Ferreira Gama Marketing. CNPJ: 29.687.190/0001-49