Conecte-se

Entretenimento

Exposição de projetos inovadores das escolas estaduais e espaço sustentável são destaques do estande da Seduc na Agrotins 2025

Publicado

em

Estande da Seduc foi construído com materiais sustentáveis e oferece uma programação diversificada e interativa aos visitantes (crédito -Eziel Santos /Governo do Tocantins)

A Feira de Tecnologia e Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2025 já começou, e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está presente com um estande sustentável, projetado especialmente para apresentar os projetos das escolas agrícolas da rede estadual e os programas do Governo do Estado voltados ao fortalecimento da educação no campo e ao ensino profissionalizante. O evento acontece até o dia 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Mauro Mendanha, em Palmas.

O estande da Educação chama a atenção pelo visual moderno, funcional e ecologicamente responsável, com um espaço pensado para garantir conforto aos visitantes. A estrutura foi montada com containers reutilizados, pallets, cobertura de policarbonato, tendas com proteção UV e duas cascatas que, além de integrarem o espaço instagramável, contribuem para o conforto térmico do ambiente.

A expectativa da Seduc é que, ao longo dos cinco dias de evento, mais de 1.300 estudantes visitem o estande, que também está aberto ao público geral. Quem passa por lá pode conferir exposições de projetos desenvolvidos por alunos e professores das Escolas Famílias Agrícolas e dos Colégios Estaduais com cursos técnicos na área do agro. As iniciativas mostram como os jovens estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo soluções reais e sustentáveis para o campo.

Colmeias de isopor e cimento

Entre os projetos apresentados, destaca-se o da Escola Família Agrícola de Porto Nacional, que trouxe à feira o projeto: Adaptabilidade de abelhas nativas em colmeias construídas com materiais alternativos.

Publicidade

“Nosso projeto busca substituir a colmeia tradicional. Desenvolvemos uma estrutura feita com concreto e 75% de isopor. Além de ser mais leve e barata, ela oferece melhor controle de temperatura. Há três anos estamos aperfeiçoando essa proposta, e é muito gratificante poder apresentar o resultado do nosso esforço aqui  na Agrotins”, relatou o estudante João Ricardo Montel Miranda.

Premiado em 2023, o projeto foi apresentado em 2024 na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em Brasília, representando o Tocantins. Com investimentos da Seduc, o meliponário da escola foi ampliado e hoje abriga seis espécies de abelhas nativas: Tubi (Scaptotrigona tubiba); Iraí (Nannotrigona testaceicornes); Jataí (Tetragonisca angustula); Uruçu cinzenta (Melipona fasciculata); Uruçu amarela (Melipona rufiventris); Marmelada (Frieseomelitta varia).

Além disso, os estudantes da Escola Agrícola de Porto Nacional realizaram degustação de chás preparados com ervas medicinais cultivadas na própria escola, como camomila (Matricaria chamomilla), Erva-doce (Pimpinella anisum), hortelã (Mentha spicata). 

Inovações para a agricultura familiar

O Colégio Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara, também de Porto Nacional, apresenta o projeto: Agroevolução na agricultura familiar: inovações sustentáveis e tecnológicas para o futuro. A proposta surgiu da necessidade de apoiar agricultores familiares por meio da introdução de tecnologias sustentáveis, capazes de melhorar a produtividade e a qualidade de vida no campo.

Publicidade

Os estudantes desenvolveram soluções como técnicas de conservação do solo, produção e distribuição de mudas adaptadas ao clima local, além da construção de equipamentos agrícolas com materiais recicláveis. Um dos destaques do projeto é o protótipo de pulverizador sustentável, que atraiu a atenção dos visitantes.

“Nosso objetivo é levar conhecimento e inovação para facilitar o manejo da lavoura e da pecuária. Estou muito feliz em poder compartilhar aqui o que aprendemos na prática”, afirmou o estudante Victor Emanuel Ferreira Reis.

Distribuição de mudas

No mesmo estande, os alunos do Colégio Che Guevara também distribuem mudas de espécies nativas do Cerrado, como ipê-rosa, aroeira, pau-ferro, baruzeiro e jenipapo. “Queremos compartilhar o conhecimento e incentivar o cultivo dessas plantas, tanto para consumo próprio quanto para comercialização. Todas as mudas foram produzidas por nós na escola”, explicou a estudante Ana Clara Barreira.

Além desses projetos, estão em exposição o Sistema de Aquaponia, do Colégio Estadual João Tavares Martins (Araguaçu); a Estufa para produção de mudas de hortaliças, do Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio (São Salvador); e a Chocadeira agroecológica, da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (Esperantina).

Publicidade

Impressões dos visitantes

Estudante do Colégio Estadual Presidente Tancredo Neves, em Barrolândia, Hemilly Alves ficou encantada com o estande da Seduc. “Está tudo muito bonito, e achei incríveis os projetos, principalmente os maquinários feitos com material reciclável. A Agrotins nos oferece muito conhecimento e nos mostra várias possibilidades de carreira profissional”, avaliou.

O professor Lucas Gomes, da mesma unidade, levou 22 alunos para visitar o evento. “Graças ao apoio da Seduc, conseguimos proporcionar essa vivência aos estudantes. Nosso estado tem grande potencial no agronegócio, e essa experiência pode ser determinante para que eles escolham seguir carreira na área”, destacou.

Educação profissional

A participação da Seduc na Agrotins 2025 também evidencia a expansão da Educação Profissional na rede estadual. Neste ano, a Seduc ampliou em 58% o número de matrículas, alcançando mais de quatro mil estudantes, em 62 escolas. Os cursos técnicos abrangem áreas como Agropecuária, Agroecologia, Zootecnia, Segurança do Trabalho, Informática, Marketing e Enfermagem, promovendo formação técnica de qualidade em 42 municípios tocantinenses.

Publicidade

Programação

Além das exposições que aproximam os visitantes da tecnologia e da inovação no campo, o estande da Seduc na Agrotins 2025 oferece experiências interativas com inteligência artificial e uma programação de palestras sobre temas como energia solar na agricultura, uso de drones, letramento climático, produção sustentável de sabão a partir do mamão, entre outros assuntos de interesse dos estudantes e do público em geral.

Confira a programação completa:

14 de maio

9h – Energia Solar Como Benefício no Campo

Publicidade

• Gerlan Carlos da Silva, professor de matemática (Seduc)

10h30 – Uso de Drones na Agricultura

• Rafael Henrique, assistente de avaliação da Agropassos Engenharia

14h30 – Financiamento Rural

• Daniel Alves de Souza Panta, engenheiro agrônomo na Triunfo Agro

Publicidade

15 de maio

9h – Letramento Climático e Sustentabilidade

• José Luiz Cabral, professor do curso de Engenharia Agronômica (Unitins)


14h30 – Aplicação de Geossintéticos no Controle da Erosão

• Caio Cardoso Carneiro, engenheiro civil

Publicidade

16 de maio

9h – Cadastro Ambiental Rural (CAR)

• Bruno Barbosa da França, engenheiro agrônomo e analista ambiental da Terra Forte


10h – Produção de Sabão Sobre o Cultivo do Mamão

•Ana Paula Gomes, professora e bióloga

Publicidade

•Claudia Maria Macedo de Moura, professora de matemática


14h30 – Aplicação de Geossintéticos no Controle da Erosão

• Caio Cardoso Carneiro, engenheiro civil

Fonte: Secom/Tocantins

Publicidade
Continue lendo

Copyright © 2025 Palmas na Web, gerenciado e produzido por Ferreira Gama Marketing. CNPJ: 29.687.190/0001-49