Conecte-se

Cotidiano

Governo do Tocantins entrega mais de 300 aparelhos de ar-condicionado para escolas da regional de Porto Nacional

Publicado

em

A iniciativa vem sendo executada em todas as SREs do estado

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nessa terça-feira, 23, na Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, a entrega de 307 aparelhos de ar-condicionado para as unidades escolares jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Porto Nacional.

A iniciativa vem sendo executada em todas as SREs do estado, por meio da instalação de aparelhos de ar-condicionado e da adequação da estrutura elétrica das unidades escolares. O objetivo é proporcionar ambientes mais confortáveis e adequados ao processo de ensino e aprendizagem.

Com investimento de R$ 6,954 milhões, a entrega dos 307 novos aparelhos contempla 27 unidades escolares de 11 municípios da SRE. Somados aos 276 equipamentos enviados anteriormente, o total alcança 583 aparelhos destinados às escolas da região.

Mais conforto e qualidade no ensino

Além de promover mais bem-estar para estudantes, professores e servidores, a climatização das escolas contribui para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, favorecendo a concentração, o desempenho escolar e a permanência dos alunos em sala de aula.

A secretária de Estado da Educação, Celestina de Souza, destacou que a entrega atende a uma reivindicação dos próprios estudantes e ressaltou que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, a escola apresenta bons indicadores.

“Lembramos do quanto vocês foram participativos, cobrando ar-condicionado porque a escola estava muito quente. O papel de vocês é esse mesmo: se posicionar, cobrar. Nosso compromisso é fazer com que todas escolas tenham ar-condicionado nas salas, não por luxo, mas por necessidade. E, mesmo com o calor e todas as dificuldades, a escola tem bons indicadores, está com o Ideb acima da média do estado, e isso é resultado do trabalho em equipe”, pontuou Celestina.

A diretora da escola, Luzia Lopes de Souza, comemorou a chegada dos aparelhos e recordou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. “As salas funcionavam com alguns ventiladores que, além de não climatizar o ambiente, faziam barulho. A chegada desses equipamentos representa um avanço muito importante para a nossa escola. Eles vão proporcionar mais conforto para estudantes, professores e servidores, contribuindo para um ambiente ainda mais adequado ao processo de ensino e aprendizagem. É uma conquista que beneficia toda a comunidade escolar”, afirmou.

Publicidade

A professora de Língua Portuguesa Kárittas Alves Barbosa ressaltou os benefícios que a climatização trará para a rotina escolar. “A chegada desses equipamentos vai proporcionar mais conforto para estudantes e professores. Com um ambiente mais agradável, teremos condições ainda melhores para desenvolver as atividades em sala de aula”, concluiu.

Atualmente, a unidade possui 305 estudantes matriculados, e a empolgação com a chegada dos aparelhos é perceptível entre os alunos.

A estudante Mariana Eduarda Gonçalves, de 11 anos, relatou como o calor afetava a rotina escolar. “Quando a gente chega do recreio ou da educação física, faz muito calor, e a minha turma é uma das maiores da escola, então era muito desconfortável. Agora vai melhorar muito, principalmente nos dias mais quentes”, disse.

A estudante Sophia Gabrielly Lima, de 13 anos, falou sobre o benefício da climatização durante as aulas. “Antes tinha muita gente junta, o que deixava a sala ainda mais quente. Agora vai ser melhor estudar e conseguir se concentrar com a sala climatizada”, comemorou.

Fonte:

Continue lendo
Publicidade