Conecte-se

Cotidiano

Milagre? Estudante Deixa a Cadeira de Rodas e Inspira com Sua Superação!

Publicado

em

A história de Izabel Lourenço, universitária de 26 anos diagnosticada com a rara doença de Wilson, tem comovido e inspirado muitas pessoas. Após enfrentar dificuldades que a deixaram acamada e dependente de cadeira de rodas, Izabel conseguiu superar as limitações impostas pela condição e hoje cursa Agronomia na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Gurupi.

Em entrevista ao g1, Izabel revelou que viveu um ano acamada e precisou de muletas e cadeira de rodas para se locomover. Mas, com apoio médico e dedicação à fisioterapia e musculação, conseguiu reverter o quadro.

“Chegou um momento em que pensei: ‘Não quero isso para minha vida. Vou reagir. Vou vencer na vida’”, afirmou a jovem, que também destacou a importância de não desistir dos sonhos.

Diagnóstico Tardio e Recomeço

Izabel foi diagnosticada com a doença de Wilson apenas aos 19 anos, após várias consultas médicas que inicialmente atribuíam seus sintomas a depressão e estresse. A condição, que afeta a capacidade do organismo de processar cobre, causou fraqueza muscular severa e dificuldades motoras. Somente após iniciar um tratamento adequado e um programa de reabilitação é que Izabel conseguiu retomar sua autonomia.

A Força do Apoio Familiar

Um dos pilares dessa jornada foi o suporte de sua irmã, Maria Lourenço, de 18 anos, que também possui o diagnóstico precoce da doença de Wilson, mas conseguiu evitar o agravamento dos sintomas. Maria atua como cuidadora de Izabel na UFT, auxiliando nas aulas e atividades acadêmicas. “Minha irmã é um anjo para mim. Ela entende tudo que eu falo, mesmo quando nem eu mesma consigo me entender”, brincou Izabel.

Uma Inspiração em Construção

A decisão de cursar Agronomia veio após se encantar com a novela “Terra e Paixão”. Hoje, Izabel está no terceiro período do curso e é elogiada pelos professores por seu progresso. “Eu tenho dificuldades, mas quero mostrar que sou capaz”, afirmou.

A jovem também cuida rigorosamente da alimentação, evitando alimentos ricos em cobre, como carne vermelha e chocolate, para controlar os efeitos da doença.

Planos para o Futuro

Além de seguir na universidade, Izabel sonha em correr ao lado de seu cachorro “Bigolzinho”, apelido carinhoso para Gabigol, uma homenagem ao jogador de futebol. Adotado quando Izabel acreditava não poder ter filhos, o pet tornou-se parte essencial de sua vida. “Hoje sei que posso ter filhos, mas Gabigol sempre será meu companheiro”, disse.

A história de Izabel é um testemunho de coragem e superação, mostrando que, mesmo diante de adversidades, é possível lutar por uma vida plena e realizar sonhos.

Fonte: G1 Tocantins

Copyright © 2025 Palmas na Web, gerenciado e produzido por Ferreira Gama Marketing. CNPJ: 29.687.190/0001-49